JUP – Jornal da Academia do Porto
Edição de Novembro de 2010
Directora: Aline Flor. Director de Fotografia: Miguel Lopes Rodrigues. Chefe de Redacção: Dalila Teixeira.
—
Editorial
Nunca baixar os braços
Depois de um ano longe das ruas, os estudantes do Ensino Superior voltam a mostrar as suas cores à cidade de Lisboa.
As direcções associativas tentaram o que puderam e conseguiram vitórias – algumas nem tanto. Avisaram pacificamente as condições necessárias mas foi só depois da ameaça de acção que conseguiram uma reacção do Governo.
Depois da publicação das normas técnicas e com o caminho preparado para a atribuição das bolsas de estudo sob o novo regulamento, pode parecer exagerada uma acção nacional que procura melhorias na Acção Social Escolar. Mas não.
Algumas exigências foram cumpridas, mas nem por isso devemos baixar os braços. Nem podemos, enquanto vemos os nossos direitos a serem arrancados a pouco e pouco. Ainda falta assegurar o apoio a “actuais” e futuros estudantes bolseiros e manter os preços de alimentação e alojamento, de que dependem tantos estudantes. Falta garantir-lhes que o Ensino Superior é uma aposta ganha e que vale a pena investir na educação: a educação dos que vão construir o nosso país quando estes – os que agora estão no poder – acabarem por cair. Falta lembrar aos nossos caros governantes que a política não é um jogo de marionetas, mas que nas suas mãos está o futuro de quem ainda espera o seu lugar ao sol. E falta fazê-los ver o quão errada parece ser a sua ideia de “democracia”: quando não conseguimos ver nisto um governo “do povo, pelo povo, para o povo”.
O destino parece próximo, mas é ao chegar ao topo desta montanha que podemos ver o longo caminho que ainda há para percorrer do lado de lá.
Filhos da geração de um Abril adormecido, é esta uma boa altura para nos levantarmos para ir até onde as palavras de apelo parecem não estar a chegar.
Aline Flor