Sobre mim

Jornalista no Público. Produzo podcasts.

Actualmente: podcast Do Género, sobre mulheres e igualdade. Apoio à produção do podcast Vitamina P, de Karla Pequenino, Encontro de Leituras, com Isabel Coutinho e Eduardo Sombini. P24. Partilho com Ruben Martins e Márcio Barcelos a newsletter Subscrito, com novidades sobre o universo dos podcasts.

Estudo e escrevo sobre des/igualdade de género, violência contra as mulheres e movimentos feministas. Faço parte da equipa das Chicas Poderosas Portugal. Sou vogal da direcção do Sindicato de Jornalistas.

Frequento a Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UCP. Mestre em Comunicação Audiovisual, com especialização em Fotografia e Cinema Documental.

Formadora com Certificado de Competências Pedagógicas. Dinamizo oficinas sobre podcasts em escolas e em festivais e outros eventos.

Contacto: aline.r.flor @ gmail.com

§

Sonoplastia das séries Dentro. Entre grades o mundo também muda (2021-2022), de Ana Cristina Pereira; O Futebol, a História e a Política entram num bar (2021), de Ana Martins; Noite Sangrenta (2021), de David Pontes.

Produção dos podcasts Memórias de Lisboa (2019-2020), com o apoio da SCML; Estado da União (2021), Agenda Europa (2020-2021) e A Europa que conta (2018-2019), com o apoio do Parlamento Europeu.

Apoio à produção do podcast Agora, agora e mais agora (2020), de Rui Tavares, P de Porquê, uma parceria com a Rádio Miúdos, e ainda os podcasts Assim Fala a Ciência (2020-2021), com Carlos Fiolhais e David Marçal, e Com Tempo e Alma (2017-2018), em parceria com a FFMS.

Direcção de Som do documentário “Cantareira” (2014), de Luís Pedro Carvalho.

Locutora do programa de divulgação musical Relax (2010-2011), da JPR, em co-autoria com Nádia Leal Cruz e Vera Covêlo Tavares.

§

Menção honrosa no Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração 2021, na categoria Imprensa, por um conjunto de trabalhos sobre mutilação genital feminina em Portugal publicados no Público em Julho e Novembro de 2020: As jovens das comunidades afectadas pela mutilação genital feminina estão a tomar a palavra; Mutilação genital feminina julgada em Portugal pela primeira vez​; Como chegar às vítimas de mutilação genital?. Atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Prémio Os Direitos da Criança em Notícia 2021, na categoria Imprensa, por um conjunto de trabalhos sobre mutilação genital feminina em Portugal publicados no Público em Julho e Novembro de 2020: As jovens das comunidades afectadas pela mutilação genital feminina estão a tomar a palavra; Mutilação genital feminina julgada em Portugal pela primeira vez​; Como chegar às vítimas de mutilação genital? Criando uma rede para cuidar de meninas e mulheres. Ex-aequo com Vânia Maia, da revista Visão. Atribuído pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.

Prémio ObCiber 2020, na categoria Narrativa Sonora Digital, pelo podcast e projecto multimédia “Memórias de Lisboa“, publicado no Público entre Novembro de 2019 e Agosto de 2020. Atribuído pelo Observatório do Ciberjornalismo.

Prémio Arco-Íris 2019, na categoria Jornalismo pelo trabalho no podcast Do Género e cobertura sobre questões de des/igualdade de género no Público. Ex-aequo com Joana Martins, da RTP. Atribuído pela ILGA Portugal.

Prémio Os Direitos da Criança em Notícia 2019, na categoria Online, pelo trabalho “Os jovens sabem que a violência no namoro nem sempre se vê”, um episódio do podcast Do Género publicado no Público em Maio de 2018. Atribuído pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.

Prémio ObCiber 2011, na categoria Ciberjornalismo Académico, pelo trabalho “Mercado do Bom Sucesso: As vidas do mercado“, publicado no JPN – JornalismoPortoNet em Fevereiro de 2011. Atribuído pelo Observatório do Ciberjornalismo.

§

Formação

2021 E-course Women’s Rights and Gender Equality – NOVA School of Law

2021 Participative training Gender Equality in the Media – Conferência Permanente dos Operadores Audiovisuais do Mediterrâneo (COPEAM) e Advancing Gender Equality in Media Industries (AGEMI)

2021 Curso de Investigação e escrita de não-ficção – Cenjor, com José Vegar

2020 Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores – Cenjor

2020 Online course “Monitoring the Human Rights of LGBTI Persons” – Global Campus of Human Rights e EdX

2019 Interactive Open Online Course “Gender In/equality in Media and Journalism” – Advancing Gender Equality in Media Industries (AGEMI) e Sharing Perspectives Foundation

2019 Seminário para jornalistas sobre Eleições Europeias – Agência Lusa e Parlamento Europeu

2017 Seminário sobre Literacia Mediática – Sindicato de Jornalistas e Cenjor

2016 Seminário “A informação tem género?” – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (U.Minho), CIG e Cenjor

2015 Oficina de Escrita – TKNT, com Nuno Cash

2015 Acção de formação “(In)Formar para a Igualdade e para a Cidadania” – ISMAI, SOS Racismo, Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), Sindicato dos Jornalistas e Gabinete de Imprensa de Guimarães

2015 European Youth Media Days – European Youth Press e Parlamento Europeu (Bruxelas, Bélgica)

2015 Curso “História do Universo: 5 mil anos de perguntas” – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, com Carlos Martins

2014 M100 Young European Journalists Workshop “Data and Journalism: Between Big Stories and Dirty Surveillance” – M100 Sanssouci Colloquium (Potsdam, Alemanha)

2014 MOOC “Data Driven Journalism Course – Doing Journalism with Data” – European Journalism Centre

2014 Workshop “Jornalismo de Viagem: Da escrita ao multimédia” – Culture Print, com Vanessa Ribeiro Rodrigues

2014 European Youth Media Days – European Youth Press e Parlamento Europeu (Estrasburgo, França) (Comércio justo, pescas e energia sustentável)

2013 Ateliê de Áudio – Laboratório Multimédia do ISMAI, com Anna Gunn

2013 Workshop “Narrativa Documental” – MIFEC Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (ESAP), com Susana Barriga

2011 Workshop “Entrepreneurial Journalism for the Digital Age” – UT Austin Portugal Summer Institute, com Rosental Calmon Alves

2010 Seminário “Media, Imigração e Diversidade” – ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) e Cenjor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s