ZAP – Vestidas ou nuas, as Galdérias vão sair à rua no Porto

Vestidas ou nuas, as Galdérias vão sair à rua no Porto

23 Setembro, 2016 por 

Este sábado, um grupo de mulheres sai às ruas no Porto contra o que consideram ser uma “cultura de violação”. O lema da Marcha das Galdérias: “vestida ou nua, a rua também é tua”.

A SlutWalk chegou a Portugal em 2011, ano em que o movimento internacional nasceu no Canadá, na sequência das afirmações de um polícia que declarou que as mulheres deveriam evitar vestirem-se como vadias – sluts – para se prevenirem contra o assédio sexual.

Texto integral

ZAP – Canadá altera hino nacional para não discriminar mulheres

Canadá altera hino nacional para não discriminar mulheres

20 Junho, 2016 por 

A Câmara dos Comuns do Canadá aprovou, na última quarta-feira, um projeto de lei que altera o hino nacional do país para que tenha um “género neutro”, pondo termo a uma reivindicação antiga.

A proposta, aprovada por 225 votos contra 74, alterou duas palavras do hino nacional do Canadá: o verso “True patriot love in all thy sons command” passou para “True patriot love in all of us command”.

Texto integral

ZAP – Partido Comunista é contra a mudança de nome do Cartão de Cidadão

Partido Comunista é contra a mudança de nome do Cartão de Cidadão

21 Abril, 2016 por 

O Partido Comunista anunciou esta quinta-feira que é contra a mudança de nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania, rejeitando a proposta do Bloco de Esquerda.

Em declarações ao Diário de Notícias, o deputado Jorge Machado considera que “é uma matéria claramente não prioritária“, argumentando ainda que “não é uma questão de género, mas de gramática”.

Texto integral

Canal Superior – Internet Explorer: O navegador que adoravas odiar

Internet Explorer: O navegador que adoravas odiar

POR ALINE FLOR 01/03/2013 17:45 

O Internet Explorer lançou uma nova versão e quer apagar a má imagem dos últimos anos. Que tal ouvir os argumentos?

Ainda achas que o Internet Explorer «só é bom para fazer download de outros navegadores»? Pensa melhor antes de aconselhares os teus pais a mudar o navegador por defeito, porque o Internet Explorer agora é (ou, pelo menos, está a tentar ser) mesmo bom.

ZAP – Einstein tinha razão: ondas gravitacionais detetadas pela primeira vez

Einstein tinha razão: ondas gravitacionais detetadas pela primeira vez

11 Fevereiro, 2016 por 

Um grupo de cientistas anunciou, esta quinta-feira, a deteção inédita de ondas gravitacionais, fenómeno que foi previsto por Albert Einstein e que só agora foi demonstrado.

Os cientistas observaram uma distorção no tecido espaço-tempo gerada pela fusão de dois buracos negros a mais de mil milhões de anos-luz da Terra.

Texto integral

Canal Superior – TPB AFK: Documentário sobre o Pirate Bay estreia em fevereiro

Documentário sobre o Pirate Bay estreia em fevereiro

POR ALINE FLOR 23/01/2013 18:03 

«TPB AFK» é o documentário dirigido por Simon Klose que vai mostrar o mundo por detrás do site de partilha peer to peer. A estreia acontece simultaneamente no Berlinale e na Internet, onde vai ser disponibilizado gratuitamente.

Com estreia marcada para daqui a pouco mais de duas semanas, a 8 de fevereiro, o documentário «TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard» mostra o percurso dos fundadores do The Pirate Bay, processados por infringirem direitos autorais. Para o diretor do filme, Simon Klose, fazer este trabalho era uma questão de defender a partilha de ficheiros enquanto promotora de criatividade, e não o contrário, como alegam as grandes editoras.

ZAP – Brasil vive “Primavera Feminista” contra projeto de lei do aborto

Brasil vive “Primavera Feminista” contra projeto de lei do aborto

13 Novembro, 2015 por 

Mulheres brasileiras manifestaram-se ontem, pela terceira vez em duas semanas, contra um projeto de lei que dificulta abortos por mulheres vítimas de violação, obrigando-as a registar queixa na esquadra para comprovar a violência sexual e poderem receber tratamento médico.

Organizações, movimentos de mulheres e simpatizantes da causa manifestaram-se esta quinta-feira em São Paulo e no Rio de Janeiro contra o polémico Projeto de Lei, repetindo as manifestações dos dias 28 e 30 de outubro que trouxeram o assunto para as capas da imprensa brasileira, que considera o movimento uma “Primavera Feminista“.

Texto integral