Público – Podcast “P24”
Podcast “P24”
Podcast diário de notícias que marcam a actualidade. Episódios de 2022.
Quais são os limites da desobediência dos activistas do clima?
19 de Outubro de 2022, por Aline Flor
Neste P24, ouvimos uma das activistas detidas nos protestos da Galp e com os advogados Sérgio Figueiredo e Sergio Arguello, que falam sobre os limties da desobediência civil.
“Ainda é preciso descobrir Agustina.” Por onde começar?
14 de Outubro de 2022, por Aline Flor
Na celebração do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (1922-2019), que se completa este sábado, deixamos algumas recomendações de obras essenciais para entrar no universo da autora. Neste P24, ouvimos Carlos Mendes de Sousa, professor de literatura na Universidade do Minho, e António Preto, director da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Nos 200 anos da independência do Brasil, “é impossível fugir ao presente”
7 de Setembro de 2022, por Aline Flor
“Ô criatura, mas de que bicentenário é esse que você tanto fala?”, foi a resposta de uma amiga brasileira quando a jornalista Alexandra Prado Coelho lhe falou sobre os motivos da sua reportagem ao Brasil. Como tem, então, o país vivido as comemorações dos 200 anos do célebre “grito do Ipiranga”? Neste P24, uma conversa com as jornalistas Alexandra Prado Coelho e Isabel Lucas sobre o Brasil que encontraram nas suas reportagens e sobre os 200 anos da declaração da independência, data que se celebra neste dia 7 de Setembro.
Vem aí um plano de acção para a igualdade de género no desporto
8 de Julho de 2022, por Aline Flor
Neste P24, ouvimos o jornalista David Andrade sobre participação de Portugal neste Campeonato da Europa de Futebol Feminino. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, fala-nos sobre os desafios que o governo quer ajudar a enfrentar com o Plano de Acção para a Igualdade de Género no Desporto, que deverá ser apresentado no início do próximo ano.
O que falta à agricultura para abraçar o Pacto Ecológico Europeu? Talvez uma revolução
23 de Maio de 2022, por Aline Flor
Neste P24, falamos sobre a transição ecológica na agricultura, sob o olhar dos eurodeputados Isabel Carvalhais (PS), Álvaro Amaro (PSD) e Francisco Guerreiro (Os Verdes).
A escola ainda não é um espaço seguro para uma grande parte dos jovens LGBTQ
17 de Maio de 2022, por Aline Flor
Neste P24, a jornalista Aline Flor conversa com Jorge Gato, investigador do CPUP, e o estudante de doutoramento Telmo Fernandes, co-autores deste estudo sobre diversidade sexual e de género nas escolas, integrado no projecto europeu FREE – Fostering the Right to Education in Europe, que além de Portugal está a ouvir jovens de outros 10 países da União Europeia.
Público – A Europa que queremos
Projecto “A Europa que queremos”
Notícias e reportagens sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa.
Multimédia – “A Europa que queremos”
7 de Maio de 2022, por Aline Flor e Tiago Lopes
No Dia da Europa, serão entregues ao Parlamento, Comissão e Conselho da União Europeia as propostas da Conferência sobre o Futuro da Europa. No coração deste grande projecto estiveram os Painéis de Cidadãos, que reuniram 800 participantes dos 27 Estados-membros. O que pedem estas pessoas?
Análise – Mais cedo ou mais tarde, a agricultura terá de abraçar o Pacto Ecológico Europeu
23 de Maio de 2022, por Aline Flor
Abraçar as transformações necessárias para responder à crise climática sem perder a viabilidade económica — eis uma das grandes encruzilhadas da agricultura europeia ao olhar para o futuro, num momento em que se completam os 60 anos da Política Agrícola Comum (PAC), um dos instrumentos mais antigos e também mais dispendiosos do orçamento da União Europeia. Em 2023, depois de um período de transição de dois anos, entrará em vigor a nova PAC para 2021-2027, documento que atraiu muitas críticas, entre as quais a de que os objectivos ecológicos estavam a ser “impostos” ao mundo rural. Mas o que é, hoje, o nosso “mundo rural”? De quem falamos quando falamos em “agricultores”?
Podcast P24 – O que falta à agricultura para abraçar o Pacto Ecológico Europeu? Talvez uma revolução
23 de Maio de 2022, por Aline Flor
Neste P24, falamos sobre a transição ecológica na agricultura, sob o olhar dos eurodeputados Isabel Carvalhais (PS), Álvaro Amaro (PSD) e Francisco Guerreiro (Os Verdes).
Reportagem – Ser migrante ou refugiado é diferente, mas neste centro há uma “integração humanizada” para todos
25 de Abril de 2022, por Aline Flor (texto) e Nelson Garrido (fotografia)
O acolhimento de refugiados em Portugal, ainda que seja longe do ideal, tem vindo a ser alvo de escrutínio e de algumas melhorias na última década, à medida que os fluxos migratórios aumentaram expressivamente e o país foi recebendo a sua fatia atribuída pela UE. Agora, com um conflito às portas da União Europeia, as pessoas que abandonaram a Ucrânia encontraram um regime especial que tem permitido acolher o grande número de pessoas que chega.
Análise – A urgência da autonomia estratégica em tempo de crise. “Tivemos todas as oportunidades para impedir isso”
11 de Abril de 2022, por Aline Flor
Há muito tempo que o termo “autonomia estratégica” tem espaço entre os assuntos na agenda europeia, mas entre uma pandemia que mudou o mundo, um palco instável na energia e nas cadeias de valor em geral, ameaças cada vez mais presentes a nível da cibersegurança e o regresso da guerra ao território europeu, a autonomia estratégica saltou para o topo das prioridades. Pandemia, guerras, uma panóplia de ameaças à nossa volta e também no mundo digital têm levantado a reflexão sobre como a União Europeia pode reforçar a sua autonomia estratégica numa economia globalizada.
Reportagem – O que pedem os cidadãos que se unem nas megapetições europeias
31 de Janeiro de 2022, por Aline Flor
Já ouviu falar nas Iniciativas de Cidadania Europeia? Do RBI ao fim do comércio de barbatanas de tubarão, fomos saber o que pedem os cidadãos que se unem nestas megapetições e quais os desafios de recolher um milhão de assinaturas em torno de uma causa europeia.
Público – “Mindjeris” guineenses no caminho para a transformação
“Mindjeris” guineenses no caminho para a transformação
5 de Fevereiro de 2022 por Aline Flor
O P2 acompanhou quatro declarações de abandono das práticas nefastas e conversou com mulheres e activistas em Bissau sobre o que mudou e o que falta mudar para acabar com a mutilação genital feminina e outras práticas contra meninas e mulheres.
O som dos batuques marca o ambiente de festa para receber os convidados. À nossa volta, um enxame de crianças vem espreitar a comitiva que chega. Ao fundo, dezenas de mulheres de sorriso no rosto envergam T-shirts com a mesma frase nas costas: “Os direitos humanos não têm fronteiras.”
Estamos no bairro de Bissaque, antigo bastião da mutilação genital feminina em Bissau, capital da Guiné-Bissau. Era aqui um dos principais lugares onde, todos os anos, dezenas de famílias levavam as suas meninas para o fanado, nome crioulo para o ritual de iniciação que também envolvia o corte dos genitais. Agora, no mesmo local onde há anos ficavam as barracas das fanatecas — as excisadoras que executam o corte —, entramos num campo de futebol. De um lado, uma lona diz: “Fanadu di mindjer i crime na Guiné-Bissau”; do outro: “A tua filha pode ser até Presidente da República se for dada oportunidade de ir à escola e de ter uma formação.”
Público – Conferência sobre o Futuro da Europa
Projecto “A Europa que queremos”
Notícias e reportagens sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa.
Multimédia – “A Europa que queremos”
7 de Maio de 2022, por Aline Flor (entrevistas) e Tiago Lopes (vídeo)
No Dia da Europa, serão entregues ao Parlamento, Comissão e Conselho da União Europeia as propostas da Conferência sobre o Futuro da Europa. No coração deste grande projecto estiveram os Painéis de Cidadãos, que reuniram 800 participantes dos 27 Estados-membros. O que pedem estas pessoas?
As ideias dos cidadãos (e não só) que vão orientar o futuro da Europa
9 de Maio de 2022, por Aline Flor
A Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE), que reuniu ideias de diversas fontes e debates a vários níveis sobre as políticas europeias, chega ao fim com um caderno de encargos recheado, que inclui até propostas para a revisão dos tratados. Leia algumas das propostas mais relevantes.
Von der Leyen abre a porta à revisão dos tratados, Macron pede uma nova comunidade política europeia
9 de Maio de 2022, Rita Siza (Bruxelas) e Aline Flor (Estrasburgo)
Os líderes europeus que participaram na sessão de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, esta segunda-feira, em Estrasburgo, contrastaram o espectáculo de paz e democracia que decorreu no hemiciclo do Parlamento Europeu, com a manifestação de força e autocracia que o antecedeu, na parada militar do Dia da Vitória, em Moscovo — e reafirmaram a sua promessa de apoio à Ucrânia, um país invadido onde hoje, vincou o Presidente de França, Emmanuel Macron, “a liberdade e a esperança no futuro têm o rosto da Europa”.
Reportagem – Habemus consensum na Conferência sobre o Futuro da Europa. Parlamento Europeu já prometeu processo para rever tratados
30 de Abril de 2022, por Aline Flor
A plenária da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE), uma ambiciosa iniciativa das instituições europeias para ouvir os cidadãos sobre as políticas europeias, aprovou este sábado as propostas trabalhadas, ao longo dos últimos meses, em uma série de eventos por toda a União. No documento final, ao longo de 49 propostas divididas por mais de 320 medidas concretas, pede-se uma UE mais verde, mais solidária, que coloque as pessoas no centro — em particular as mais vulneráveis — e seja mais coerente com os seus valores tanto nas suas decisões internas como externas. “Leiam as propostas bem e apliquem-nas, em prol do futuro da Europa. Nós acreditamos no futuro da Europa”, pediram os cidadãos europeus na última plenária da Conferência sobre o Futuro da Europa, uma iniciativa das três instituições europeias.
Reportagem – Depois de furar a bolha de Bruxelas, os cidadãos não aceitam mais do mesmo
28 de Março de 2022, por Aline Flor
A Conferência sobre o Futuro da Europa entrou num sprint: resta pouco mais de um mês para transformar as 178 recomendações dos Painéis de Cidadãos em propostas mais robustas que serão incluídas no relatório a entregar às três instituições europeias na grande sessão de encerramento a 9 de Maio. “É possível fazer propostas se não pudermos mudar os tratados sobre competências partilhadas? [As instituições] estão preparadas para levar a cabo as nossas propostas de alteração dos tratados?” O tom assertivo das perguntas de Sebastián Guillén, espanhol, na plenária deste sábado da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE), deixa claro que os cidadãos europeus estão a levar a sério a missão que lhes foi conferida: elaborar propostas sobre os caminhos da União Europeia. E não se contentam com respostas vagas: “Se não tivermos estas respostas, não conseguimos fazer este tipo de recomendação.”
Podcast P24 – Inês Silva é uma das “embaixadoras” dos cidadãos na Conferência sobre o Futuro da Europa. Para que serve este enorme processo?
15 de Março de 2022, por Aline Flor
Inês Silva, de 24 anos, é uma das 800 pessoas escolhidas aleatoriamente para participar nos painéis de cidadãos da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE), um enorme exercício de cidadania participativa que culminará num conjunto de propostas apresentadas às instituições europeias em áreas como o clima, a economia, a acção externa e migrações e os próprios mecanismos de democracia europeia. Neste P24, gravado no Parlamento Europeu em Estrasburgo, a jornalista Aline Flor entrevista Inês Silva para saber como tem corrido este processo
Análise – Os cidadãos estão prontos para participar. Estarão os políticos prontos para ouvir?
17 de Janeiro de 2022, por Aline Flor
“É um momento histórico”, ouve-se em toda a parte quando o tema é a grande experiência democrática da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE, para os mais próximos), uma iniciativa co-liderada pelas três instituições europeias — Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho da UE — para traçar caminhos e soluções para os problemas complexos que a União enfrenta. A Conferência baseia-se em três pilares, os “três P”: uma plataforma digital multilingue, que reúne ideias e eventos por toda a UE; os painéis de cidadãos, divididos em quatro grandes temas; e o plenário, uma assembleia mista que junta cidadãos, governantes e outros representantes dos Estados-membros europeus. Não há uma fórmula mágica para resolver os desencontros entre cidadãos e instituições europeias, mas a Conferência sobre o Futuro da Europa está a testar uma experiência inédita de democracia deliberativa.
Reportagem – Conferência sobre o Futuro da Europa: “Vai ser interessante passar a mensagem às pessoas que realmente tomam as acções”
23 de Outubro de 2021, por Aline Flor
A “CoFoE” é uma grande empreitada que tem entusiasmado dirigentes europeus, mas tem demorado a “furar a bolha” e a entrar no radar de cidadãos comuns. Os participantes nos painéis de cidadãos parecem convencidos: dizem-se surpresos com o processo “muito democrático” dos painéis.
Podcast Agenda Europa – Como será a Conferência sobre o Futuro da Europa?
9 de Maio de 2021, por Aline Flor
Este domingo, o Dia da Europa é marcado pela cerimónia inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa, em Estrasburgo, uma grande iniciativa para reflectir sobre o rumo do projecto europeu. Neste episódio especial do Agenda Europa, conversamos com o eurodeputado Pedro Silva Pereira (PS), um dos vice-presidentes do Parlamento Europeu, sobre este processo de reflexão sobre os caminhos da Europa. Há ainda espaço para ouvir a eurodeputada espanhola Iratxe García Pérez, líder do grupo dos Socialistas e Democratas, que é a única mulher entre os representantes do Parlamento Europeu no conselho executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa.
Público – Podcast “Dentro. Entre grades o mundo também muda”
Podcast “Dentro. Entre grades o mundo também muda”
O mundo entre grades está a mudar, e também parte das pessoas que estão em centros educativos, prisões ou unidades forenses psiquiátricas. Uma série de crónicas de Ana Cristina Pereira, com edição de Aline Flor e fotografia de Paulo Pimenta. Publicado entre 13 de Dezembro de 2021 e 25 de Janeiro de 2022.
Só queria vida de rua, agora parece um santinho
13 de Dezembro de 2021, por Ana Cristina Pereira, Aline Flor (Áudio) e Paulo Pimenta (Fotografia)
Valério (nome fictício) cumpre duas penas consecutivas de 24 meses no Centro Educativo Navarro Paiva. Quando entrou, aos 16 anos, “vivia sem responsabilidades, não frequentava a escola”. Agora, que tem 19, é um dos melhores alunos da turma. O seu objectivo é “gerir redes informáticas e reparar hardware e software”, mas já fala em ir para a universidade. “Já que tinha uma medida grande, aproveitei-a da melhor forma.” Ouvimos Valério, o director do Centro Educativo Navarro Paiva, José Falcão Amaro, o coordenador dessa mesma estrutura, Rui Nuno Rodrigues. E a coordenadora do projecto do Chapitô “Animação e Acção”, Filipa Baptista.
Carolina encontrou mãe, tias e primas na prisão
20 de Dezembro de 2021, por Ana Cristina Pereira, Aline Flor (Áudio) e Paulo Pimenta (Fotografia)
Carolina tem 26 anos e expia duas penas consecutivas por tráfico de droga, que somam 11 anos e sete meses. Quando entrou no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo – Feminino, em Matosinhos, encontrou a mãe, três tias e quatro primas. É um exemplo claro da ligação entre os sítios dominados pelo tráfico de droga e as prisões que foi teorizada pela antropóloga Manuela Ivone Cunha. As prisões adaptaram-se a esta realidade permitindo, por exemplo, videochamadas entre familiares reclusos. Ouvimos Carolina, a directora do EP, Paula Leão, e o coordenador da Santa Casa da Misericórdia, Manuel Belchior, com quem a DGRSP partilha a gestão desta cadeia.
Na prisão, Ismael aprendeu a ler e a escrever
27 de Dezembro de 2021, por Ana Cristina Pereira, Aline Flor (Áudio) e Paulo Pimenta (Fotografia)
O Estabelecimento Prisional de Torres Novas está a testar um novo modelo: todos os reclusos em regime aberto virado para o exterior. Público · Ismael está a aproveitar a cadeia para se levantar Nessa prisão, Ismael, um homem de 39 anos, está a desabrochar. Tornou-se menino de rua aos nove anos e ali, com as necessidades mais básicas satisfeitas, encontrou, por fim, disponibilidade para estudar, trabalhar, arranjar os dentes, sonhar um futuro. Ouvimos Ismael, Tiago Simões, o director da SECAL, a empresa que lhe dá emprego. E Paula Quadros, directora do EP de Torres Novas.
Após 30 anos de prisão, Carlos só quer ser varredor
3 de Janeiro de 2022, por Ana Cristina Pereira, Aline Flor (Áudio) e Paulo Pimenta (Fotografia)
Carlos já esteve três vezes preso e está decidido a não voltar à mesma situação. Aos 60 anos, com o 4.º ano de escolaridade e escassas competências profissionais, o caminho não se adivinha fácil. Está a desbravá-lo livre de drogas e com o apoio de políticas públicas e de instituições como a Fundação AMI, a associação de solidariedade social Cais ou a associação mutualista Benéfica e Previdente. Ouvimos Carlos e a directora do Abrigo Nocturno que o acolheu. E fomos assistir a um bocadinho de uma aula do curso de Competências para a Integração, que estava a frequentar no Centro CAIS Porto.
Após anos de internamento psiquiátrico, Carlos e Manuel regressam à família
10 de Janeiro de 2022, por Ana Cristina Pereira, Aline Flor (Áudio) e Paulo Pimenta (Fotografia)
As medidas de internamento devem ser cumpridas em unidades de saúde mental fora das prisões, mas as vagas não chegam pelo que grande parte continua no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. Neste episódio, conhecemos Carlos, de 35 anos, e Manuel, de 56. Num surto psicótico, Carlos matou um amigo. Começou por ser internado na Clínica Psiquiátrica do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo e acabou na unidade de internamento forense do Hospital Magalhães Lemos, no Porto. Manuel tem deficiência intelectual. Para ver os bombeiros em acção, ateou vários incêndios. Passou pelo Estabelecimento Prisional de Viseu e acabou no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.
Na prisão, ganhou amor próprio e está a tirar uma licenciatura
25 de Janeiro de 2022, por Ana Cristina Pereira, Aline Flor (Áudio) e Paulo Pimenta (Fotografia)
Diz que a violência era cruzada. Matou o companheiro no meio de uma briga. E está a cumprir uma pena de 14 anos no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo – Feminino. Falámos com ela na biblioteca. Sobre o que aconteceu. E sobre reabilitação. A rapariga, de 25 anos, tem muito apoio da família. Frequenta a licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Aberta. Há-de escolher a vertente de serviço social. Imagina um futuro. E, a avaliar pelo seu discurso, alterou o seu modo de ver as relações amorosas.
Público – Newsletter “Subscrito”
Newsletter “Subscrito”
A semana em podcasts: Aline Flor, Márcio Barcelos e Ruben Martins trazem-lhe novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.
Especial Podcasters #5: Sofia Saldanha
3 de Outubro de 2021, por Aline Flor
Esta semana, voltamos à nossa série de entrevistas com criadores e criadoras de podcasts em português. A nossa quinta conversa é com Sofia Saldanha, que se aventura pelo áudio criativo e tem publicado trabalhos em meios desde a Antena 2 ao Short Cuts da BBC, recebendo prémios e distinções a nível europeu e no festival Third Coast, nos EUA.
Como é que chegaste à rádio, aos podcasts e a isto que chamas de áudio criativo?
Especial Podcasters #4: Marco António (366 Ideias)
20 de Junho de 2021
Esta semana, voltamos à nossa série de entrevistas com criadores e criadoras de podcasts em português. A nossa quarta conversa é com Marco António, autor do podcast Histórias de Portugal e fundador da produtora 366 Ideias.
Como é que um tipo da televisão chega aos podcasts?
Especial Podcasters #3: Rita Cabrita (Bruá)
25 de Abril de 2021, por Aline Flor
Esta semana, continuamos a série de entrevistas com criadores e criadoras de podcasts em português. A nossa terceira conversa é com Rita Cabrita, directora técnica da Bruá, uma produtora de podcasts fundada em 2019.
Como é que chegaste à edição de áudio e aos podcasts? É o teu trabalho a tempo inteiro?
Especial Podcasters #2: Bernardo Afonso (Fumaça)
4 de Abril de 2021, por Aline Flor
Esta semana, retomamos a série de entrevistas com criadores e criadoras de podcasts em português. Nesta segunda conversa, ouvimos Bernardo Afonso, que é compositor, sound designer e jornalista do Fumaça.
O Fumaça começou como um podcast de entrevistas. Na transição para um órgão de comunicação, passaram a fazer mais reportagem, com mais sonoplastia. Que influência tiveste nisso?
Especial Podcasters #1: Rute Correia (Interruptor)
16 de Março de 2021, por Aline Flor
Esta semana, damos início a uma série de entrevistas com criadores e criadoras de podcasts em português. Na primeira edição, converso com Rute Correia, que no ano passado lançou o Interruptor, uma revista multimédia independente que “olha para o mundo pelas lentes da cultura” com uma aposta em formatos longos, jornalismo de dados e podcast.
Podes falar-nos um pouco sobre o podcast do Interruptor? Neste momento já publicaste duas séries, o que te levou a este formato?
Clubhouse: Uma app para os nossos tempos
21 de Fevereiro de 2021, por Aline Flor
Já não há grupo do Whatsapp ou do Messenger onde ninguém tenha perguntado pelo Clubhouse. Newsletters sobre media ou sobre podcasts em particular, sobre tecnologia ou sociedade em geral, nenhuma escapou ao frenesim. A aplicação baseada em áudio, disponível apenas para iPhone e por convite, permite criar salas com temas mais ou menos específicos onde as pessoas podem conversar, pedindo a palavra ao moderador. Depois da fadiga de Zoom, o Clubhouse responde às nossas necessidades em tempos de distanciamento físico. Temos sede de estar com outras pessoas. “Temos fome de intimidade. Murchamos sem ela”, escreve a historiadora Jill Lepore na New Yorker, num dos 103128 textos sobre isolamento e solidão escritos (em boa hora) desde o início da pandemia.
Fintar o burnout
23 de Janeiro de 2021, por Aline Flor
A pandemia voltou a fechar muitos de nós em casa, os números esmagam-nos a cada dia, familiares e pessoas amigas infectadas, incertezas no trabalho. Quer se faça podcasts profissionalmente ou como um hobby, este estado de permanente tensão provavelmente está a afectar, de forma mais ou menos directa, o trabalho criativo.
Semeando comunidades
20 de Novembro de 2020, por Aline Flor
Uma das memórias que guardo com mais carinho da primeira edição do festival Podes foram os encontros e reencontros com pessoas que passam muito tempo nos meus ouvidos, num dia que nos deixou de coração cheio. Planear o Podes deste ano em plena pandemia, sabendo que não teríamos estes espaços de encontro presencial, obrigou-nos a pensar em alternativas.
Histórias para aquecer em dias de chuva
28 de Outubro de 2020, por Aline Flor
O Outono chegou, a hora mudou e os dias mais fechados pedem passeios sonoros por paisagens com mais cor. Entrego-vos por isso um Subscrito com sugestões de podcasts portugueses que nos guiam por histórias reais ou imaginárias, com pinceladas sonoras bordadas com carinho, para ouvirem no caminho para o trabalho ou com uma manta e uma chávena ao lado.
Público – Mulheres tardam em “furar” o “mundo masculino” da política local
Mulheres tardam em “furar” o “mundo masculino” da política local
22 de Setembro de 2021, por Aline Flor
Chegou a vez da Lei da Paridade nas autarquias? Os números contam, mas não são tudo. Lei trouxe algumas mudanças ao nível local, mas não nos cargos de maior poder e visibilidade. São precisas outras medidas para impulsionar a participação das mulheres.
Nas eleições deste domingo, pela primeira vez, a Lei da Paridade vai aplicar-se em pleno em eleições autárquicas, estreando-se também o novo patamar mínimo de 40% para cada género. Na primeira versão, aprovada em 2006, a lei estabelecia que as listas para a Assembleia da República, Parlamento Europeu e autarquias locais deveriam “ser compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos”, mas ficavam isentas destas regras as listas para os órgãos das freguesias com 750 ou menos eleitores e ou dos municípios com 7500 ou menos eleitores.
Era o caso de Alfândega da Fé, com pouco mais de cinco mil habitantes, que desde as eleições de 2009 elegeu para presidente da Câmara a socialista Berta Nunes. Foi a primeira autarca mulher no distrito de Bragança, recorda em conversa com o PÚBLICO a actual secretária de Estado para as Comunidades, que tinha abandonado o seu terceiro mandato na autarquia para assumir um lugar no Parlamento.
Público – R. Murray Schafer (1933-2021): o pioneiro da ecologia acústica que abriu ouvidos para “a afinação do mundo”
R. Murray Schafer (1933-2021): o pioneiro da ecologia acústica que abriu ouvidos para “a afinação do mundo”
29 de Agosto de 2021, por Aline Flor
Quis ser pintor, mas acabou por se render à música. O compositor canadiano foi fundador do World Soundscape Project e autor de A afinação do mundo, obra seminal sobre ecologia acústica publicada em 1977 (ano em que também passou por Portugal). R. Murray Schafer inspirou gerações a ouvir o mundo com atenção e a melhor compreender a nossa relação com as “paisagens sonoras”.
Experimente parar durante alguns minutos e escrever num papel todos os sons que consegue ouvir. Todos mesmo. Foi este um dos curiosos exercícios que um grupo de educadores e artistas experimentaram no anfiteatro da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1977, num seminário sobre som e educação musical conduzido pelo músico R. Murray Schafer. O compositor canadiano, que se tornou conhecido como “pai” da ecologia acústica e popularizou expressões como “paisagem sonora”, morreu no passado dia 14, aos 88 anos, na sua casa perto de Peterborough, na província de Ontário, no Canadá, depois de anos a viver com Alzheimer.
Público – Iratxe García Pérez: “Feminismo, ecologia e a dimensão social são três elementos fundamentais”
“Feminismo, ecologia e a dimensão social são três elementos fundamentais”
9 de Maio de 2021, por Aline Flor
Iratxe García Pérez, líder dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu (PE), é a única mulher entre os representantes do PE na comissão que organiza a Conferência sobre o Futuro da Europa.
Este domingo, o Dia da Europa é marcado pela cerimónia inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa, uma grande iniciativa das instituições europeias para reflectir sobre o rumo do projecto europeu. Iratxe García Pérez, líder dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu (PE), é a única mulher entre os representantes do PE na comissão que organiza a Conferência. Realça a importância de levar o debate para fora da “bolha de Bruxelas”, incluindo os mais jovens: “se falamos do futuro da Europa, é indispensável que os jovens nos digam para onde querem caminhar”.
Em conversa com o PÚBLICO, à margem da Cimeira Social do Porto, diz acreditar que estamos num “momento de não retorno” nas políticas sociais. A crise pôs a UE “à frente de um espelho que mostrou as deficiências do projecto europeu”, mas a resposta “é completamente diferente” da austeridade com que se lidou com a crise anterior.
Público – “Não há uma fórmula mágica”, mas um manual pode ajudar quando suspeitas de mutilação genital chegam às CPCJ
“Não há uma fórmula mágica”, mas um manual pode ajudar quando suspeitas de mutilação genital chegam às CPCJ
6 de Fevereiro de 2021, por Aline Flor
Em 2020, não houve processos abertos nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens por perigo de mutilação genital feminina. Novo manual para as CPCJ traz casos práticos e fluxograma de actuação. Ministério Público é accionado sempre que há crime, mas rede de entidades trabalha para prevenir casos de mutilação das meninas.
As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) têm desde quinta-feira, 4 de Fevereiro, um manual de procedimentos renovado para casos suspeitos de corte genital de meninas e jovens. O guia Colaborar activamente na prevenção e eliminação da mutilação genital feminina, publicado há cinco anos, traz agora aspectos mais práticos, com contributos de algumas CPCJ, “para que todas as comissões, mesmo aquelas que têm um contacto mais distante com esta realidade, caso venham a ter algum caso, saibam como actuar de forma mais ágil, mais prática, mais fácil”, explica ao PÚBLICO a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Rosário Farmhouse.
Hoje, 6 de Fevereiro, assinala-se o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (MGF).